terça-feira, 15 de novembro de 2011

Depois de muito quebrar a cara,cheguei ao óbvio; o elemento mais importante em um desenho realista,não são os detalhes em sí,mas um conjunto harmônico de sombras. Por exemplo, em um determinado desenho, oque é melhor: um jogo de luz e sombra que compõe perfeitamente o rosto ou uma série de texturas estranhas só para dizer que é realista?

Esse é um vídeo de dry brush. É bacana observar que o fator que vivifica e trás o realismo ao desenho é justamente a forma em que as sombras são colocadas,não os detalhes em sí.

http://www.youtube.com/user/PortraitDrawing#p/u/0/ParI26Ug76w


Depois posto algo mais expecífico de como encaixar as sombras para obter esse resultado...=)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

pt 2


Eis que essa é a foto usada como modelo. Seria muito mais interessante se, ao invés de fazer cada traço,sombra fielmente, valorizar e focalizar mais os olhos,por exemplo. Os traços do pescoço,colar,deixar em segundo plano.
Isso valoriza excepcionalmente o desenho,além de deixá-lo mais expressivo,vivo.
Outra coisa que deixaria o desenho bem mais interessante seria um fundo mais neutro,apagado.
Alguns desenhistas preferem não deixar o fundo completamente branco,até porque as vezes deixa um ar superficial ao invés de limpo.
Nesse caso, uma vinheta,por exemplo,feita bem de leve com um algodão talvez.

pt 1

Oque é realmente um desenho realista? Seria uma mera cópia de algum objeto,paisagem, ou até mesmo de uma pessoa?
Se o ápice de profissionalismo do desenho realista fosse o resultado exatamente igual à foto(ou vista),não teria tanto sentido assim.
Não tem porquê ficar horas e horas desenhando uma determinada foto,por exemplo,para no final um simples xerox ter resolvido o problema.
Quando mais realista,mais valorizado, isso é verdade nesse ramo da arte. Porém, apesar de não sair do modelo original,algumas personalizações no desenho são exepcionais!