segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
domingo, 15 de janeiro de 2012
Desenho em camadas ou por parte?
Essa é uma dúvida muito frequente em relação ao desenho realista. Mas o que é o desenho em camada? É você construir o todo do desenho primeiro,começar com meras sombras sem detalhe algum,e aos poucos ir dando forma,detalhes e etc.
Desenho de Armin Mersmann. Não preciso nem comentar que eu considero ele um dos melhores desenhistas do mundo.
Ênfase na mandíbula,foi feita com muitas camadas de grafite. No caso,algodão com grafite 9B em pó. (Desenho meu do John Mayer,2011)
Exemplo:
Dry Brush, porém o grafite é muito semelhante a essa foto quando é iniciado em camadas.

Já o desenho por partes,é o que eu mais vejo sendo usado e o que eu já mais usei também. Implica em terminar uma parte completa do desenho por vez. Por exemplo,terminar o olho esquerdo completamente,para depois passar para qualquer outra parte do desenho. Exemplo:

Quando a foto é menos nítida,menos detalhada,eu particularmente prefiro fazer o desenho em camadas. Como não há muitos detalhes,as sombras do desenho geralmente predominam. E,quanto mais camadas de sombra o desenho,mais realista tende a ficar. Fora que dá uma impressão muito maior de profundidade, por exemplo:

Quando o desenho é feito por partes,tende a ser mais realista,mais nítido. Porém, pode perder um pouco da profundidade e suavidade, por isso pode comprometer muito resultado final do desenho. Fora que geralmente o tempo de trabalho é bem maior.
Ultimamente tenho misturando muito os dois estilos. Costumo fazer os olhos completos primeiro,ai venho sombreando parte do nariz,boca,testa etc. A melhor forma de descobrir qual dos dois métodos é mais viável é observando o desenho e vendo o que no desenho é melhor destacar: alguma parte em si (olhos,boca,cabelo) ou o jogo de luz e sombra no geral.
Assinar:
Postagens (Atom)