sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

The beginning

Dedico este blog a todos. Mesmo para quem já seja um grande desenhista, esteja começando ou talvez nem desenhe. Não penso que sou a melhor, muito pelo contrário, pois estou em constante aprendizado e longe de chegar aonde desejo. Através deste blog, pretendo compartilhar meu conhecimento com todos, com variedades de coisas que espero que possa ajudá-los.


Antes de tudo, um desenho geralmente começa com um esboço.
Eis a questão, como fazer um esboço ? Como chegar à proporção correta ?
Existem vários jeitos de se chegar a essa resposta, que varia de desenhista para desenhista.


1º - Mesa de luz. Resume-se numa caixa com lâmpadas dentro e uma tela acima que emite uma luz que transparece a foto e que permite transferir os traços desejados para o papel. Considero a técnica mais fácil para se chegar à proporção desejada. Dicas importantes: Para uma melhor fixação e evitar que o papel se desloque resultando num possível erro no esboço, procure colocar fita adesiva nas laterais. Mesmo sendo o esboço, evite contato das mãos no papel. Ela contém óleos que podem prejudicá-lo, manchar seu desenho e estragá-lo futuramente. Aconselho sempre usar uma folha para apoiar a mão.

2º Quadriculado. É uma forma de se atingir a proporção também muito ultilizada. Consiste em se pegar a sua foto modelo e traçar sobre ela linhas verticais e horizontais, fazendo-se "quadradinhos". Esses quadrados têm uma medida. Se a finalidade é ampliar, faz-se a mesma quantidade de quadrados em uma outra folha, mas com medida maior. Basta então fazer uma cópia fiel (à mão!) do que houver dentro de cada quadrado. Usa-se a mesma técnica para diminuição.
Dica importante: Pode-se ultilizar papel vegetal e a mesa de luz para facilitar.


3º Através de medidas iguais. É a técnica que mais ultilizo, e uma das mais complicadas também. Consiste em comparar e traçar de acordo com uma medida principal. Por exemplo, é definido de acordo com o desenhista o tamanho de um olho no desenho. Em seguida, seu objetivo é descobrir a distância entre esse olho e o outro. Para descobri-la, basta comparar o tamanho desse olho com a distância que se quer descobrir, de acordo com a foto. Por exemplo, na foto em que se está baseando,a distância de um olho para o outro é equivalente a "outro olho". Então, mesmo que o tamanho do seu desenho não seja igual à da foto, a distância entre um olho e outro é equivalente a "outro olho".


Depois postatei mais formas de proporção e aprofundarei em cada uma delas.