segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

...

Bom, como sombrear? Qual a base disso?
"A luz e a sombra, são os elementos básicos para produzir o efeito de Volume nos objectos.

luz-sombraNum desenho em duas dimensões, a luz e a sombra são elementos que definem e caracterizam o volume do objecto.
O volume é em conjunto com a forma outro dos aspectos que distingue os objectos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz.

A definição correcta do volume dum objecto se consegue através da valorização exacta das intensidades das suas sombras.
Podemos definir dois tipos de sombras, as próprias e as projectadas.
As sombras próprias são as que origina o objecto em si próprio e as projectadas são aquelas que ele produz nas superfícies vizinhas.
Também se deve ter em consideração os reflexos produzidos pela luz, que projectam as superfícies ou objectos vizinhos já que estas aclaram a sombra própria.
luz-sombra-1Entre a luz e a sombra há uma zona de transição ou de 'meia sombra' que pode variar em extensão dependendo da intensidade da luz.

No exemplo da Figura A-1, distinguimos dois objectos com a mesma forma, tamanho e proporção, no entanto um representa um círculo e o outro, uma esfera.
O círculo passou a ser um elemento bidimensional, a parecer um elemento tridimensional, com volume.
A diferença entre os dois objectos é conseguida neste caso pelo efeito da luz e da sombra.


-


Como sombrear? Existem várias técnicas que respondem a essa pergunta. Cada desenhista opta por uma, com procedimentos e materiais diferentes.

- Esfumar hachuras: É uma forma muito ultilizada para conseguir o sombreamento. Basea-se em fazer "rabiscos" com o lápis onde quer colocar a sombra e logo após esfumar, seja com o esfuminho, lenço de papel, papel higiênico ou até com o próprio dedo.

- Algodão: Basea-se em "passar" o algodão no grafite em pó (de preferência 9B) e aplicar no desenho de acordo com as sombras em áreas maiores. Para áreas menores, é melhor ultilizar cotonete, com o mesmo procedimento.


Existem muitas outras técnicas porém particularmente prefiro essas duas.


Onde sombrar? Como definir o tom? E a relação entre eles?

É uma questão muito difícil de ser explicada, pelo falo de que a pessoa só consegue distinguir tons, identificá-los depois de muita prática e também varia muito de desenho para desenho.



Depois irei acompanhar passo a passo sobre isso. Espero ter ajudado!!